PR realça papel da Índia no multilateralismo

 

A Índia tem um “papel fundamental” na manutenção do multilateralismo, uma vez que é a maior democracia do planeta e uma grande potência económica. Quem o afirma é o Presidente da República, que ontem recebeu a sua homóloga indiana, Droupadi Murmu, no arranque de uma visita de Estado de dois dias. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou a importância de um esforço comum para afirmar o direito internacional, o comércio livre e a construção da paz.

Por sua vez, a Chefe de Estado da Índia anunciou que os dois países pretendem reforçar a “já excelente” cooperação bilateral, sobretudo em áreas como ciência e tecnologia, energia renovável e mobilidade. Droupadi Murmu acrescentou que estes laços são baseados na “confiança mútua, compreensão e apoio para cada um sobre questões de interesse comum”.

Referindo os restantes encontros oficiais na agenda, Murmu adiantou estar também expetante em relação à reunião com os líderes da comunidade. “É verdade que há 50 mil irmãos e irmãs que trabalham aqui em diferentes setores. Estão a contribuir para o desenvolvimento de Portugal e continuarão a fazer isso no futuro também”, referiu.

Já Marcelo Rebelo de Sousa frisou “imenso apreço pela comunidade indiana em Portugal” tida como “uma das mais poderosas, influentes e significativas”, que “tanto contribui para o desenvolvimento económico e social”, e referiu também “comunidade, mais pequena, portuguesa na Índia”, defendendo que a “cooperação bilateral vai melhorar e ser melhorada por gerações mais jovens”.

 

Artigos relacionados

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimos artigos