240 milhões de dólares para desativar minas em Angola

 

Angola necessita de 240 milhões de dólares de financiamento governamental ou de doações para limpar cerca de mil campos de minas da guerra civil que terminou há mais de duas décadas, revela o diretor da Agência Nacional de Acção contra as Minas.

Leonardo Sapalo revela que cerca de um milhar de campos de minas precisam de ser limpos e o processo custa, em média, três dólares por metro quadrado. Angola precisa de 240 milhões de dólares para desativar minas “A linha férrea foi completamente desminada para que possa ser reabilitada. O comboio circula naturalmente, mas há zonas específicas que ainda não foram completamente desminadas”.

De referir que o processo de limpeza ao longo do Corredor do Lobito já removeu 43.142 minas antipessoais, 2460 minas antitanque e 235.050 explosivos não detonados. Este é um importante corredor ferroviário que liga a costa angolana a minas de cobre e cobalto na Zâmbia e na República Democrática do Congo e em cerca de 2100 quilómetros de extensão, com cerca de 1300 km em território angolano.

 

Artigos relacionados

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimos artigos