Centro Cultural de Cabo Verde inaugura Exposição de Fotografia “Just Food” de György Konkoly-Thege

 

Em comemoração dos 50 anos da independência de Cabo Verde, a Embaixada da Húngria em conjunto com o Centro Cultural de Cabo Verde, tiveram a iniciativa de realizar a vernissage da Exposição de Fotografias de György Konkoly-Thege, no dia 2 de Abril de 2025. Esta exposição é um testemunho da boa relação de amizade entre os dois países.

Angela Barbosa, Diretora do Centro Cultural de Cabo Verde, saudou e deu as boas-vindas aos convidados deste evento, seguindo-se um discurso de Ana Pires, Ministra Plenipotenciária da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, que sublinhou a importância do desenvolvimento da Cultura nas suas várias vertentes. Nas suas próprias palavras, a “Cultura revela a nossa essência” e, no contexto desta Exposição intitulada “Just Food”, podemos apreciá-la através do prisma do fotógrafo, sob o olhar das suas imagens que visam cenas de gastronomia típica de diversos países. Através da Cultura, na vertente da gastronomia, por exemplo, consegue-se mais facilmente criar conexão entre os povos e as fotos dos pratos regionais são, no fundo, um convite à reflexão que desperta essas conexões e intercâmbios culturais.

Depois, teve a palavra a Sra. Embaixadora da Húngria, Emilia Fabian, que uma vez mais salientou a boa sinergia entre a Húngria e Cabo Verde nos últimos 50 anos e frisou a existência de vários projetos que têm vindo a ser empreendidos para apoiar o desenvolvimento das Ilhas, nomeadamente o financiamento da central de dessalinização que funciona por intermédio de painéis solares, que está inserida num programa de mobilização de água para a Agricultura. A Sra. Embaixadora apresentou o fotógrafo György Konkoly-Thege, mencionando que é proveniente de uma família ilustre de origem monárquica muito respeitada na Húngria. Com uma personalidade muito versátil, György assume-se como um “viajante” que adora conhecer as particularidades de cada cultura dos países que visitou. Afirma ter percorrido mais de 100 países e os seus trabalhos fotográficos foram expostos em diferentes ocasiões, tendo sempre o devido reconhecimento.

No final, a Sra. Embaixadora Emilia Fabian presenteou o Centro Cultural com alguns livros sobre a Húngria, escritos em português, de maneira a dar a conhecer um pouco mais do seu país, e todos os convidados reuniram-se em torno de um pequeno Buffett justamente com uma mostra gastronómica hungara e caboverdiana.

 

Artigos relacionados

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimos artigos